Ingredientes

  • 3 bananas médias bem maduras
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça hidratada em 3 colheres de sopa de água 
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo ou 1 xícara de uvas passas brancas pra quem quiser fazer sem açúcar
  • colheres de sopa de fermento em pó
  • Pitada de sal e canela
  • 3/4 xícara de leite vegetal ou água
  • 1 e 1/4 de xícara de farinha de aveia (pode ser arroz integral, mas pode ser que precise acrescentar um pouco mais de líquidos)
  • 3/4 de xícara de farinha de amendoim (é só triturar bem trituradinho no liquidificador/pode ser de coco, de amêndoa, de castanha..)
  • 3/4 de xícara de polvilho doce ou alguma fécula
  • 1 1/4 de xícara de flocos de aveia (sem glúten, se necessário) ⠀⠀
Modo de Preparo
  • Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre uma forma de pão com papel manteiga untado com óleo
  • Amasse a banana em uma tigela grande
  • Adicione todos os ingredientes líquidos e o açúcar e bata vigorosamente pra misturar bem. Por último, adicione as farinhas, a aveia e o fermento e mexa até obter uma massa homogênea
  • Asse por 1 hora aproximadamente
  • Quando estiver pronto, deve estar firme e rachadinho e dourado em cima
  • Deixe esfriar completamente antes de cortar, se não vai estar muito macio e vai acabar despedaçando tudo! 

Receita: Gabi Mahamud