A biomassa de banana verde é fácil de fazer e de baixa caloria. Rica em fibras, traz maior saciedade quando consumida, e por isso auxilia muito no controle da fome.

Como a biomassa de banana verde não tem gosto, ela pode ser acrescentada em preparações quentes ou frias. É um espessante natural, você pode usar para “dar liga”, substituindo ingredientes como leite condensado, creme de leite, maionese, óleo, além utilizar em sucos e diversas receitas.

No entanto, os benefícios não se limitam somente a quem quer perder peso. A biomassa de banana verde é rica em nutrientes como potássio, vitaminas A, B1 e B2 e antioxidantes, reduz a absorção de glicose dos alimentos, diminui os níveis de colesterol, previne o diabetes tipo 2 e ajuda no funcionamento do intestino. Como recupera a microbiota intestinal, melhora também o sistema imunológico. Ou seja, ótima para quem está buscando uma alimentação saudável e qualidade de vida.

COMO FAZER BIOMASSA DE BANANA VERDE

A biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Pode ser feita em casa, para tanto, você só precisa de um cacho intacto de banana nanicas verdes. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀⠀

Modo de Preparo:

  • Retire as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos
  • Higienize as bananas com água e sabão
  • Coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver
  • Assim que a água ferver, coloque as bananas higienizadas na água quente da panela de pressão para que levem choque térmico
  • Tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar
  • Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe na pressão por 10 minutos
  • Desligue e espere a pressão sair normalmente, sem forçar
  • Abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas e vá retirando as polpas
  • Coloque as polpas em um liquidificador ou processador e bata com um pouco de água, sem colocar água demais
  • Não deixe esfriar, bata a polpa quente até formar uma pasta bem espessa, a biomassa
  • Guarde em porções pequenas, cubos para sucos e 1/2 xícara e 1 xícara para pratos culinários